segunda-feira, 4 de abril de 2011

Indústria dos games aprende o português

Gigantes da indústria dos games estão decididos a falar a língua portuguesa. A Nintendo lança, neste semestre, seu primeiro aparelho com menus e funcionalidades em português do Brasil, o portátil 3DS; e promete verter, também, a página de sua loja online, a Nintendo eShop.

A Sony apresentou em fevereiro seu primeiro jogo para PS3 totalmente traduzido, o Killzone 3; e lança, ainda neste ano, um segundo título de peso, o inFamous 2. E a Microsoft, que já experimentara a prática de verter títulos importantes em 2007, reforça a estratégia com o lançamento, em setembro, de Gears of War 3 todo legendado.

Videogame deixou há muito de ser brinquedo de crianças e adolescentes. Em muitos lares, o eletrônico faz as vezes de plataforma multimídia para a reprodução de filmes e músicas. Com isso, a indústria passou a atingir perfis com pouca familiaridade - e eventualmente nenhuma paciência - com o jargão dos games, todo em inglês.

É esta plateia que os gigantes do ramo querem mimar. "O videogame saiu do quarto e foi para a sala", resume Guilherme Camargo, gerente de marketing para o Xbox 360 na Microsoft Brasil. "No formato de uma central de entretenimento, ele atinge outro tipo de público: a mãe, o pai, os avós etc."

A tradução de games também é vista como estratégia para aumentar a adesão da classe B e atingir a emergente classe C. No Brasil, os consoles de videogame ainda são artigo de luxo: estão presente em 90% dos lares na classe A, mas em apenas 40% das casas na B e 24% na C, conforme pesquisa NC Games, a maior distribuidora de jogos da América Latina.

Há, é claro, a barreira econômica. Consoles são vendidos no Brasil a um preço até quatro vezes acima do praticado nos Estados Unidos, o que as empresas atribuem à pesada carga tributária. O americano paga 285 dólares (cerca de 460 reais) pelo PlayStation 3 160 GB, e o brasileiro, 1.999 reais. O Kinect sai nos EUA por 150 dólares (241 reais) e aqui por 600 reais. O Xbox 360 250 GB está à venda lá fora por 300 dólares (483 reais), e aqui, 1.899 reais (com direito a dois jogos).

Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário