terça-feira, 26 de abril de 2011

Hacker rouba informações pessoais de usuários da PSN

Um hacker obteve as informações pessoais de usuários da Playstation Network e assinantes do serviço de streaming Qriocity, a Sony disse em uma mensagem aos seus consumidores nessa terça.

As investigações da Sony sobre o ocorrido na semana passada determinou que uma "pessoa não autorizada" obteve nomes dos usuários, endereços residenciais, endereços de e-mail, datas de aniversário e senhas de acordo com um relatório enviado a todos os donos de contas.

O ataque derrubou a Playstation Network que tem em torno de 70 milhões de assinantes e está fora de ar desde 20 de abril. A rede permite que os consumidores baixem jogos e joguem online uns contra os outros.

"Enquanto não há nenhuma evidência neste momento que os dados do cartão de crédito foram roubados, não podemos descartar a possibilidade", afirmou a Sony Computer Entertainment e Sony Entertainment Network, que gerenciam os dois serviços, em um comunicado conjunto.

O hacker poderia ter números de cartão de crédito, datas de vencimento do cartão, endereço para cobrança, as respostas às questões de segurança e histórico de compras, mas não os códigos de segurança de cartão de crédito, disseram.

A Sony está incentivando os clientes "para se protegerem contra possíveis roubos de identidade ou outra perda financeira" por rever as demonstrações de cartão de crédito. A empresa também sugere que alguns clientes podem querer colocar um "alerta de fraude", com departamentos de crédito. A Sony não disse quantas contas foram comprometidas. Um porta-voz não quis comentar terça-feira.

Alguns assinantes reagiram com indignação à notícia: "Você esperou uma semana para nos mostrar que as informações (pessoais) foram comprometidas?" um usuário PlayStation escreveu em um blog da Sony. "Isso deveria ter sido dito na quinta-feira - o dia em que a Sony reconheceu o problema.

As intrusões ocorreram entre 17 e 19 de abril, segundo o comunicado. Em 20 de abril, a Sony desligou a PSN e serviços Qriocity online, que permaneceram fora de serviço. Usuários inscritos e pagos também foram maioria sem saber o motivo da interrupção prolongada até terça-feira ou sobre quando os serviços seriam restabelecidos.

A Sony disse inicialmente que sua rede PSN estaria de volta on-line no prazo de 1-2 dias. Na terça-feira, o porta-voz da Playstation Network, Patrick Seybold escreveu em uma declaração que poderia levar uma semana antes de "esperar para restaurar alguns serviços."

Fonte(inglês): cnn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário